Recebo várias pacientes no consultório que trazem um ultrassom transvaginal com aspecto micropolicístico e acham que tem a síndrome do ovário policístico. Mas você sabia que apenas a presença de microcistos não é suficiente para o diagnóstico de SOP?

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é uma desordem hormonal que afeta 8-13% das mulheres em idade reprodutiva, causando grande impacto na saúde. Atualmente ela é a principal causa de infertilidade feminina.

Ainda não se sabe ao certo o que leva uma pessoa a ter SOP, mas acredita-se que haja um importante papel da resistência à insulina, mesmo em pacientes com peso normal.

DIAGNÓSTICO

Se você tem irregularidade menstrual, excessos de pelos grossos (hirsutismo) em regiões em que normalmente não há pelos, acne, alopécia (ou pouco cabelo na parte da frente), você pode ter SOP.

O consenso diagnóstico mais aceito baseia-se na presença de pelo menos 2, dos 3 critérios a seguir: 1. Irregularidade menstrual ou ausência completa de menstruação; 2. Aumento dos hormônios masculinos clínica ou laboratorialmente; 3. No ultrassom, presença de pelo menos 20 folículos antrais entre 2-9mm no ovário ou volume ovariano maior que 10 cm³. Outras causas para essas alterações precisam ser excluídas.

O diagnóstico em adolescentes é um pouco diferente, sendo o critério ultrassonográfico utilizado apenas para aquelas que menstruaram há mais de 8 anos.

TRATAMENTO

O tratamento consiste em manter um peso adequado, por meio de alimentação saudável e balanceada e prática regular de exercícios físicos. Além disso, o uso de pílula anticoncepcional ajuda a controlar os sintomas da síndrome, regularizando a menstruação e reduzindo o excesso de pelos.

Algumas vezes é necessário utilizar sensibilizadores de insulina e/ou associar medicações antiandrogênicas. Se desejar engravidar e tiver alguma dificuldade, existem tratamentos que auxiliam e clínicas de fertilidade especializadas.

A mulher com SOP tem maior risco de desenvolver diabetes, alterações do colesterol, doenças cardiovasculares (infarto e AVC) e câncer de útero. Também é muito comum alterações do humor, como depressão e ansiedade. Por isso, o acompanhamento é fundamental.

Acha que tem SOP? Agende uma consulta e tire todas as suas dúvidas.

Referência: International Evidence-based guideline for the assessment and management of polycystic ovary syndrome 2018. https://www.monash.edu/__data/assets/pdf_file/0004/1412644/PCOS_Evidence-Based-Guidelines_20181009.pdf